Sobre o Navio:
O "SS Clan Stuart" era um cargueiro a vapor britânico com 3,594 Toneladas de arqueação da companhia "Clan Line".
Foi construído em 1900 de acordo com o princípio de "turret deck", concebido para ultrapassar as restrições do Canal do Suez, com os lados do navio 10 pés mais altos, permitindo uma capacidade de carga superior.
Sobre o Naufrágio:
O SS Clan Stuart chegou a Simon's Town, em False Bay, Cape Town, onde ancorou, vindo de Sta. Helena, carregado com carvão, num frete de carga do governo Britânico.
Após ter ancorado, uma forte ondulação fez o navio inclinar-se perigosamente sobre um dos bordos. As condições atmosféricas agravaram-se rapidamente, tendo-se levantado um forte vento sueste que fez com que o navio, apesar de ancorado, fosse arrastado.
Sem tempo para lançar a segunda âncora, ou de conseguir fixar melhor a primeira âncora, foi gradualmente arrastado para a costa tendo encalhado nas rochas junto a Glaincairn às 02:00h do dia 21 de Novembro de 1914.
Após algumas reparações o navio foi rebocado por um rebocador de grande potência e levado para Simon’s Town para ser reparado em doca seca. No entanto o comandante do porto com receio que o navio se afundasse no porto, antes de chegar à doca seca, não permitiu a entrada no porto sem o navio ser alvo de maiores reparações, tendo o comandante sido obrigado a forçar o encalhe do navio junto da praia de Mackerel, para proceder às reparações.
Os directores da "Clan Line" estavam confiantes que seria possível voltar a colocar o navio a flutuar outra vez, pelo que rapidamente foi enviado para o local o uma equipa chefiada pelo Capitão Barnes da "Glasgow Salvage Company" para reparar o navio. Os trabalhos de recuperação foram dificultados pelo mau tempo, e apesar de ter conseguido reparar a maior parte das fugas, o tempo piorou e uma forte ondulação danificou seriamente o navio a 6 de Abril de 1915, desfazendo todo o trabalho que até aí tinha sido feito.
A tripulação ficou ainda a bordo durante 4 meses, e à luz das circunstâncias a equipa de recuperação aconselhou os donos da companhia a abandonarem o barco e a dá-lo como perdido. Houve alguma relutância da "Clan Line" em fazê-lo e foi feita ainda uma última tentativa de colocar o barco a flutuar. Foi construída uma represa em madeira à volta das placas danificadas, no entanto esta cedeu quando o navio foi colocado a flutuar e a casa das máquinas foi inundada.
Após esta última tentativa o navio foi dado como perdido e abandonado ao seu destino e o Comandante afastado devido a esta incompreensível perda de um navio devido a um forte vento de sudeste enquanto estava fundeado.
Ainda hoje é possível ver um dos cilindros do motor, acima da superfície da água, à frente da praia Mackarel, muito próximo da costa, entre Simon's Town e a praia de Glaincairn.
Algumas notas curiosas sobre este naufrágio:
Os tripulantes viveram no navio durante os 4 meses que duraram as tentativas de por o navio a flutuar.
Uma das construções do Deck do navio foi removida e utilizada como casa de verão pelo Glencairn Hotel ainda durante muitos anos.
Spot de Mergulho:
It's shallow depth allows plenty of sunlight to penetrate and the wreck is covered with dense marine growth, attracting a large number of fish. This wreck will be part of the proposed Simon's Bay wreck trail.
LOCATION: 4km from the Fish Hoek traffic circle, on the road to Simon's Town. This wreck is close inshore and is situated in a restricted diving area.
ACCESS: Permission to dive this wreck must be obtained from Naval Headquarters (PH: 021-787 3911) at Simon's Town, or you may find yourself accosted by a patrol of Navy divers. The Navy is pretty relaxed about giving permission and will only refuse if they are planning some sort of activity in the vicinity where you plan to dive. It is a short swim of about 50m offshore with easy entry and exit points. The ships engine block can be seen protruding from the sea.
CONDITIONS: This bay is almost always sheltered except in a strong north-easter. Because of the shallow depths, there can be surge when a swell is running.
AVERAGE DEPTH: 6m
MAXIMUM DEPTH: 8m
Sources:
http://www.frogsquad.co.za/wreckseekers/wreck/route19.htm
http://www.reocities.com/Heartland/ridge/2216/text/MARITIME.TXT
http://www.prodiverssa.co.za/dive-sites/39-false-bay-dive-sites/118--the-clan-stuart-wreck-1914.htmlhttp://www.submerged.co.uk/clan-stuart.phphttp://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=117a4912-9622-4f1b-bfbb-c6289c5c569f
http://www.bubbleblowers.co.za/Local_diveinfo2.htm
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